fbpx

PEDIR ONLINE!

21 de janeiro de 2016

O CHURRASCO TEM HISTÓRIA II

No texto anterior falamos um pouco sobre a origem do churrasco. Aos índios foi atribuída a criação, aos tropeiros, a divulgação.  A história continua com mais dois personagens: o invernador e o italiano.

O invernador,  profissional responsável pela engorda do gado, fazia longos percursos com o rebanho em busca das melhores condições de pasto. Dizem que, no lombo de seus cavalos, levava carne de boi já salgada pronta para ser assada. Pode-se atribuir a ele, talvez, o conceito de comida pré-preparada: bastava chegar na nova parada e colocar a carne no  fogo. Um cardápio único: churrasco de carne de boi.

Então, você há de se perguntar o porquê de haver frango, linguiça, carne de porco e outras delícias no churrasco. Como que isso se deu?

Ah…A resposta vem com eles: os italianos. Sim,  os italianos foram os responsáveis por esta diversificação no cardápio do churrasco. Eles chegaram à região sul do país, ali se estabeleceram, conheceram o churrasco, gostaram e passaram a adotá-lo como um prato de dia de festa, só que com carne de boi, frango, porco, linguiça…

Tudo entrava na vinha d’alho por eles preparada de véspera. No dia da festa, ia tudo para o espeto e direto para o fogo. Nascia o conceito de espeto misto e a riqueza dos acompanhamentos.

Quando for ao Costelão, portanto, se escolher um espeto de picanha argentina ou de filé mignon, faça um brinde ao invernador. Se preferir o espeto misto, talvez valha dizer “salute!” e brindar aos imigrantes que lá chegaram.

Convênio com estacionamento

Estacionamento Supermercado Extra

Av. Pinheiro Machado, 143 - Santos

Até as 22h, todos os dias.

Valor R$5,00 para um período de 2 horas

Extra