fbpx

PEDIR ONLINE!

30 de junho de 2016

A história do Meca e os japoneses

Em 1908, chegou uma expressiva leva de japoneses ao Porto de Santos. Muitos se aventuraram pelo Brasil afora, enquanto alguns optaram por aqui ficar, em parte atraídos pelo cheiro do porto, tão familiar para aquele povo. Dizem até, que em 1924, havia 406 famílias japonesas por aqui, o que até justificou a abertura de um escritório do consulado japonês na cidade. A maioria vivia da pesca e horticultura.

Pesca… aí chegamos à história de hoje. Os japoneses, exímios pescadores, primeiro pescaram peixes de pequeno porte, tal como faziam os locais mas, aos poucos, foram estudando o mar e resolveram se arriscar um pouco mais porque estavam acostumados a fisgar peixes grandes e a comer tubarão. Observaram, estruturaram-se (ao ponto de até criarem uma associação em 1932 com 63 associados) e foram para o alto mar. Juntos  descobriram o peixe meca. O cardápio típico, anteriormente feito com tubarão, estava garantido para deleite dos orientais.

Mas agora vem a história de pescador…

Os japoneses viram neste peixe uma excelente oportunidade de exportação e, dizem os pescadores, que nossos amigos começaram, então,  a vender o peixe para países da América Central que, por sua vez, passaram a revender para os países da América do Norte como “tubarão do pacífico”. Rebatizaram o meca e faturaram em cima disso!

Nós nunca saberemos se esta história tem um fundo de verdade  mas, enquanto isso…venham comer um meca na brasa e digam “ itadakimasu”, que significa bom apetite antes da refeição ter início. Tenho certeza que vão adorar!

 

Convênio com estacionamento

Estacionamento Supermercado Extra

Av. Pinheiro Machado, 143 - Santos

Até as 22h, todos os dias.

Valor R$5,00 para um período de 2 horas

Extra