22 de agosto de 2016
Você já comeu polenta frita no Costelão?
No cardápio do Costelão, na parte de guarnições, consta um item que nem todo mundo conhece ou já pediu: polenta. Se você ainda não experimentou, talvez, depois desta postagem, fique com vontade de experimentar. É bem gostoso!
A polenta é originária da Itália, mais especificamente do norte daquele país, região em que a chuva favorece o plantio de milho, matéria-prima da polenta. Seu preparo é sempre feito da mesma forma: vigorosas mexidas na pasta feita com farinha de milho, água e sal, até que se alcance a textura desejada. A mais pastosa, tem consistência de angu. A mais dura, permite o corte em fatias, que podem ser comidas com molho ou fritinhas. No churrasco tradicional, a polenta é mais comumente servida deste jeito. Se assim é, claro que no Costelão polenta também é fritinha: crocante por fora e cremosa por dentro. Humm…!
Outra curiosidade da polenta. Por ter origem italiana, ela, tradicionalmente, faz par com o galeto que, como já vimos anteriormente, foi uma das interferências italianas no churrasco gaúcho. No sul do país, inclusive, há uma enormidade de restaurantes que só servem galeto e polenta frita, algo que, por sinal, por um bom tempo, reinou nos restaurantes da região de planalto da Anchieta e Imigrantes.
Então… que tal um churrasco bem gostoso, um galeto e uma polenta para acompanhar?