18 de maio de 2016
Selfies
Quem já visitou um museu ou folheou livros de história, certamente já se deparou com quadros de autorretrato. Uma vontade de alguém, em algum momento do passado, de mostrar-se a outro alguém.
Quem tem mais de trinta anos, geração que antecedeu aos celulares, também deve se lembrar de ter visto autorretratos tirados na frente do espelho. Normalmente, fotos com pouco ou inexistente valor artístico. A vontade de mostrar-se, portanto, não é uma novidade. O que mudou, com a disseminação de câmeras em celulares, foi a acessibilidade disso a muitos e o porquê de se tirar foto. Ainda há aqueles que querem apenas mostrar seus atributos físicos mas, hoje em dia, soma-se a isso a clara vontade de se tirar selfie para registrar algum passeio ou momento social. Aquele que tira foto quer mostrar-se pertencente ao cenário, ao grupo, à sociedade.
Claro que os jovens são os que mais fazem selfies mas, à medida que as gerações mais grisalhas aprendem a tirar seus próprios selfies, elas também gostam da brincadeira. É divertido postar algo nas mídias sociais e aguardar simpáticos comentários. É divertido ver por onde andam os nossos amigos e familiares e saber que eles estão bem e se divertindo. É divertido ver uma turma brindando em torno de uma mesa.
Não se esqueça: Na sua próxima visita, nós queremos ver a sua foto brindando no Costelão!