7 de junho de 2016
Dia dos Namorados
Muita gente diz que o dia dos namorados é mais uma iniciativa do comércio para impulsionar vendas. Pode até ter uma boa dose de verdade mas a origem desta data tem o verdadeiro amor como inspiração.
O dia dos namorados foi criado para homenagear São Valentim, um bispo da Igreja Católica que, durante o Império Romano de Claudius II, foi proibido de celebrar casamentos. Por ter desacato a ordem imperial, foi preso e condenado à morte, o que aconteceu em 14 de fevereiro do ano 270. Diz-se que enquanto aguardava a sua execução, recebeu inúmeros cartões de admiradores que louvavam sua atitude de colocar-se a serviço do amor. Isso explica porque nos Estados Unidos até hoje se respeita esta tradição. Lá, a data do dia dos namorados presta tributo a São Valentim, o famoso “Valentine’s day”, com uma peculiaridade: embora a celebração de fato seja mais destinada a casais apaixonados, neste dia também se expressa o amor entre pais e filhos, irmãos e amigos.
No Brasil, a data do dia 12 de junho é o marco do dia dos namorados por ser a véspera do dia de Santo Antônio. Um frei português, chamado de Fernando de Bulhões, tal como São Valentim, sempre enalteceu o amor e o casamento e, dizem, foi ele quem instituiu este dia 12 no nosso calendário de festividades para ficar perto do dia do santo casamenteiro.
Nós do Costelão vamos embarcar nesta onda do amor. Convidamos todos a celebrar o amor e sugerimos um leve toque americano: estendam a comemoração para todos aqueles que habitam seus corações.
O Costelão estará de portas e coração aberto para recebê-los!